Categorias: Em Destaque

Qual a maior ‘mentira’ do futebol brasileiro???

Nesse dia 1º de abril de 2020, popularmente conhecido aqui no Brasil como o ‘Dia da mentira’, queria levantar um pesquisa bem humorada e até certo ponto polêmica. Afinal, pra você torcedor qual é o título mais digamos contestado – e porque não dizer mentiroso – da história do futebol brasileiro? O primeiro e mais comentado é o suposto Mundial de Clubes do Palmeiras em 1951. Na ocasião o Verdão jogou a Copa Rio contra clubes europeus e ganhou a taça na capital fluminense. A instituição NUNCA valorizou essa taça como Mundial. Mas bastou todos os rivais conquistarem para a diretoria alviverde começar a correr atrás de reconhecimento (que por sinal, nunca veio).

Mas do mesmo jeito o palmeirense e outros rivais também falam do primeiro Mundial de Clubes da Fifa conquistado pelo Corinthians em 2000. Todo mundo ironiza erradamente o fato de não poder ter Mundial sem Libertadores. Até porque o Timão na ocasião foi o representante do País sede no torneio. Algo que acontece em todas as edições até hoje. Mas o choro é livre e vale a zoeira sim.

Como não lembrar também do rebaixamento do São Paulo no Paulistão de 1990? Isso mesmo! O Tricolor que grita aos quatro cantos que nunca caiu, caiu sim. Mas no Estadual de 1990. Fato é que arrumaram uma brecha no regulamento, viraram a mesa e ficaram na elite na temporada seguinte. Algo que desperta polêmica até os dias de hoje. Talvez aquele rebaixamento tenha servido para azeitar a máquina do ‘Mestre’ Telê Santana que surgiria nas temporadas seguintes.

Agora com todo respeito aos atletas das décadas de 50, 60 e 70, mentira mesmo foi a atitude da CBF de unificar os títulos do Robertão e da Taça Brasil com os Campeonatos Brasileiros após 1971. Pelo amor de Deus! O Palmeiras conseguiu a proeza de pular de quatro para oito taças. Sendo que duas delas conquistadas no mesmo ano. Dá pra acreditar? E mais: tem título BRASILEIRO aí que o Verdão jogou meia dúzia de jogos. Para vai! Só que tem historiador aí que defende isso aos quatro ventos. Coincidência ou não, torcedor do Santos que também saltou de duas para oito título. É mole ou quer mais?

Mas a reflexão vale para todos. Responda com sinceridade e tente (se conseguir) deixar o clubismo de lado: qual desses títulos – ou cite outro – realmente é o mais contestado da história a ponto de parecer mentira, hein?

Craque Neto 10

Ver Comentários

  • O mundial de 2000 é a maior piada do futebol , unico campeão mundial sem libertadores com uma final contra o Vasco no Rio .

      • Meu caro o São Paulo não caiu em 1990, não sei se você sabe ler o regulamento foi o mesmo de 1989 até 1990, não "haverá descenso ", pior que teria que ter um rebaixamento de 10 times, para o São Paulo ir para segunda divisão, não sei que brecha que acharam, pois combinado não sai caro né ?, do mesmo jeito, que você respeita o regulamento do mundial de 2000, tem que respeitar o regulamento do paulistão de 1990, São Paulo nunca caiu mesmo o choro é livre, mande um e-mail Federação Paulista de Futebol.

  • ei Neto piada mesmo é você falar de clubismo para ai cara.. em 2000 todo mundo sabe que o Boca juniors foi campeão Mundial no final do ano, se o Titulo do Boca não é o mundial então cancela os titulos de Gremio .. Flamengo etc... ter 2 Brasileiros no mesmo ano não pode, ter dois campeões mundiais no mesmo ano PODE.. mais uma vez passando vergonha.

  • E sua matéria não é nenhum pouco clubista??? Fala sério ein!!

  • Eu entendo que os campeonatos nacionais eram mto diferentes do Brasileirão atual e que vários times conquistaram ganhando apenas algumas rodadas, mas eu os considero pq eu entendo que os campeonatos mudam com o tempo, igual a mudança que teve no mundial.
    Já o Palmeiras considerar a Copa Rio de 1951 como mundial é um absurdo, o campeonato não foi organizado por nenhum órgão do futebol, por isso a CBF e outras federações o consideram como um torneio amistoso, seria igual o Joan Gamper organizado pelo Barcelona ser considerado como mundial.

  • Está esquecendo do Corinthians que fala ser BI mundial
    Corinthians tem uma libertadores e mundial
    Tem outro mundial sem liberadores

  • KKKKKKKKKKKKKKK CLUBISTA , MENTIRA É TEU TIME DIZER Q O ESTADIO É DELE E MUNDIAL DE 2000 , 2005 ROUBAR NA CARA DURA E CHORA EM 2013 , FALAR DO 51 TEM Q SER CALAR POR CAUSA DE 2000 . DOIS MUNDIAL EM CASA , E VOCE CLUBISTA GRITA COM ORGULHO BI CAMPEÃO DO MUNDO .........

Compartilhar
Publicado por
Craque Neto 10

Posts Recentes

Como esses caras vivem?

Esses dias fiquem pensando em algo bem curioso, pra não dizer outra coisa. Para quem…

1 ano atrás

Amo muito tudo isso

Lembro de quando cheguei a primeira vez para trabalhar na Band. Isso aconteceu no final…

1 ano atrás

Cada um tem o português que merece

No início da passagem do Abel Ferreira pelo Palmeiras eu também fui critico com algumas…

1 ano atrás

Agora dá pra empolgar?

Não teve jeito! Por mais que achassem que a nossa Seleção Brasileira iria se abalar…

1 ano atrás

Dúvidas para a Copa?

Nunca fui tão confiante sobre o desempenho de uma Seleção Brasileira em um Mundial desde…

2 anos atrás

Qual o modelo de gestão mais adequado para o futebol no Brasil?

Vendo o sucesso de um time como o Palmeiras não dá para deixar de elogiar…

2 anos atrás