Não consigo entender a prática desse câncer que é o preconceito racial pelo mundo. Por mais que exista uma evolução natural da nossa espécie, é incrível como o racismo persiste em existir em todo o lugar do planeta. A morte do segurança negro George Floyd nos Estados Unidos, assassinado por um policial branco, levantou mais uma vez essa questão que ao meu ver é importante mas extremamente absurda.
Não dá pra conceber que as pessoas, em pleno Século 21, ainda façam diferença uma das outras por causa da cor da pele. No esporte não é nem nunca foi diferente. Ou seja, por mais que no dia a dia do trabalho eu entenda que o racismo quase não exista. Digo entre a boleirada, até porque o jogador cresce uns com os outros sem essa distinção. Nas categorias de base todos crescem juntos como se fosse uma família. Entretanto nos cargos de gestão isso não só inexiste como também há um baita preconceito.
Sabiam que dos 28 presidentes de Confederação e Federações de futebol pelo País não existe NENHUM negro? Sabia que dos 20 técnicos da Série A do Brasileirão só tem 1 negro (Roger Machado, técnico do Bahia)? Sabia que dos 20 técnicos da Série B do Brasileirão só tem 1 negro (Hemerson Maria, técnico do Brasil de Pelotas)?
Isso tudo não é por acaso. Existe algo conceitual aí que precisa ser seriamente discutido. Até porque tenho pena de quem é racista. Pobre de alma. Tentamos fazer um pouco essa reflexão no programa ‘Os Donos da Bola’ de hoje. Veja um trecho abaixo.
craque neto, você tem pena de gente racista?????? poxa, José Aparecido que o diga , hein??imagina se não tivesse.
Eu errei. Mas aquilo não teve nada a ver com a cor da pele. Ali foi um conflito com o árbitro. Se fosse branco eu cuspiria do mesmo jeito. O que, repito: foi algo muito sujo da minha parte.
concordo com você foi alto terrível que marcou sua carreira negativamente pra sempre.
Será que o Timão vai ser bi da segundona? Só vejo coisa errada e o Cruzeiro é o grande exemplo e o pior de tudo o cara tinha os mesmos problemas corintianos e um time melhor…
Parabéns Netão. Fico feliz de ver você usando sua voz para lutar por uma causa tão importante, o combate ao racismo.
Sócrates, Mano Brown, Reinaldo, Neto, LeBron James, Fabio Porchat, entre tantas outras personalidades que defendem (defenderam) a democracia e a igualdade entre as pessoas. Essa é minha turma.
Sigamos lutando !