A febre do momento é vir gente a público criticar a postura dos jogadores de futebol que estão derrubando alguns treinadores por aí. A imagem captada pela TV Globo no jogo entre Goiás e Cruzeiro, onde o Abel Braga diz ao Ney Franco que “jogador xinga treinador e treinador vai embora…” exemplifica bem isso. E é a mais pura verdade que se um elenco não aprova os conceitos de um técnico, dificilmente ele tem vida longa por aqui. Essa é a cultura do futebol brasileiro. Jogador por aqui é diferente…. é malandro na média. Precisa ser, digamos, enquadrado de um modo correto. Com respeito.
Até por isso costumo dizer que existe técnico e treinador. São diferentes. Um só entende de treinamento, tática, essas coisas. O outro sabe lidar com o grupo de pessoas e entende o time de uma maneira mais ampla. Mas ambos para mim tem prazo de validade. Ou seja, consegue fazer sucesso a curto ou a longo prazo, mas uma hora acaba. Vejam o caso do Tite. Fez um sucesso estrondoso e conquistou praticamente tudo no Corinthians entre 2010 e 2013. Só que chegou um momento em que não dava mais. Teve que tomar atitudes que não queria e não tomou atitudes que devia. Caiu. Felipão no recente Verdão foi parecido. De ídolo e quase intocável na temporada passada, hoje virou uma vaga lembrança.
O curioso é que no rico e valorizado futebol europeu as coisas são diferentes. Os treinadores são chefes inquestionáveis. Mandam e desmandam. Por lá cai o jogador e não o treinador. O escocês Alex Fergunson ficou por quase três décadas no comando do Manchester United e se aposentou. Arsene Wenger ficou por mais de 20 anos no Arsenal. Na Espanha o Guardiola e o Zidane só largaram seus cargos no Barça e no Real quando tiveram vontade e depois de uma baita coleção de títulos. Talvez a cultura e a educação das pessoas por lá levem a isso.
Mas a verdade é que por aqui não dá pra falar que os jogadores são vagabundos ou que os treinadores são traíras. Tem as duas coisas. Vemos de tudo por aí. Pra elucidar uma opinião rápida em casos específicos recentes: no São Paulo o Cuca precisava sair, mas o Raí foi banana e deixou o Daniel Alves dominar o clube; no Cruzeiro alguns jogadores sacanearam e derrubaram o Rogério Ceni e pra fechar o Ganso foi um tremendo traíra com o Oswaldo (mesmo reconhecendo que o mesmo não era o técnico ideal para o Fluminense). Mas também cansei de ver nesses 40 anos de bola treinador arrebentar com a carreira de jogador.
Vamos ponderar. Nem 8, nem 80.
Esses dias fiquem pensando em algo bem curioso, pra não dizer outra coisa. Para quem…
Lembro de quando cheguei a primeira vez para trabalhar na Band. Isso aconteceu no final…
No início da passagem do Abel Ferreira pelo Palmeiras eu também fui critico com algumas…
Não teve jeito! Por mais que achassem que a nossa Seleção Brasileira iria se abalar…
Nunca fui tão confiante sobre o desempenho de uma Seleção Brasileira em um Mundial desde…
Vendo o sucesso de um time como o Palmeiras não dá para deixar de elogiar…
Ver Comentários
Pq o Flamengo sempre é beneficiado contra times pequenos como Internacional e Corinthians? Pq sempre vai na conta de times mas modestos?
Craque Neto, grande realidade essa balança aí. De qualquer modo precisamos ter mais senso de responsabilização nos jogadores. Ou seja: 'é bom você se comportar assim ou assim', 'e não mais desse jeito', pois está prejudicando tudo por aqui.
Chato a injustiça, por exemplo, com o Ceni..( uma grande oportunidade para o clube e vice e versa) já pensou
nos resultados se ele ficasse nesse clube, como os treinadores que você mesmo citou? 10 anos por exemplo? Tenho certeza que seriam muito grandes, tanto ao clube, como o treinador e o próprio futebol brasileiro.
Abraço, Craque Neto, sou seu fã.. O meu pai, conrinthiano roxo, como eu, já viu muitos gols seus lá no estádio.. manda um abraço pra nós aí nos Donos da Bola!
O Cilinho te prejudicou no Corinthians Neto?
Daew neto.
Concordo com tudo q vc disse.
Neymar derrubou o Dorival Jr tbem...
Vc muitas vezes culpa o treinador, e muitas vezes depois q um técnico novo entra no time, dá uma moral e começa a vencer alguns jogos e vc próprio contamina todo o povo brasileiro induzindo de q trocar treinador é a melhor opção,q o time começa a vencer. Vc neto vive de momento e momento tbem é para técnico, hoje ele é bom q está ganhando, amanhã perde uma e não presta mais. Vc precisa mudar para q algumas pessoas q te acompanham comece a pensar diferente.
Dando um conselho para a CBF.
Uma boa alternativa era cada clube poder mudar apenas uma vez de técnico por temporada, obrigando o time ficar com o mesmo técnico até o final. Talvez isso mudaria um pouco o pensamento dos jogadores de q, se não vou com a cara do técnico é só eu não jogar q ele cai fora
Abraço neto
Neto qual seu palpite do 1o jogo da libertadores entre grêmio e flamengo?
Olha o Flamengo Neto buuu buuuu olhaaaaa oooo. Flamrngooooo netooooo buuuu kkkkkkkk
Neto, o que eh pior? Jogador rebelde que não concorda com o técnico ou jogador rebelde que cospe no rosto do juíz?
Cuuuuuritia maior tercerizada do Brasil.
Neto quando vc acorda e está escovando o dente vc já começa a pensar no Flamengo? Kkkkkklkk
Netooooo falaaaaa mallll do flamengooo aiiii. Buuuu flamrngooooo buuuuu buuuuuu. Jamais deixe de falar mal do mais querido. Buuuuuu