Esses dias fiquem pensando em algo bem curioso, pra não dizer outra coisa. Para quem não sabe, em alguns times, dependendo do seu próprio estatuto, dirigentes de futebol não podem receber salários. Ou seja, presidente não pode ser remunerado! Em casos como no Palmeiras isso fica irrelevante, afinal de contas a Sra. Leila Pereira, proprietária das Faculdades FAM e da Crefisa, não precisaria de dinheiro algum do Verdão porque ela trampa. Tem atividades remuneradas fora do clube. No São Paulo o atual presidente Júlio Casares contruiu seu patrimônio por ser durante décadas um executivo top de marketing de grandes corporações. Não precisa de salários do Tricolor! No Peixe o Andrés Rueda foi por 20 anos diretor da Ibovespa, bolsa de valores de São Paulo. Depois criou sua própria empresa de tecnologia que fatura milhões por ano. Fruto de trabalho. Dedicação. Se não faz a mesma coisa no clube é outra história. Mas não tem a necessidade de salário do Santos Futebol Clube.
E no Corinthians? Tem ex-presidente que está lá em cargo de gestão por quase duas décadas que aparenta não trabalhar e vive nadando de braçada. Sempre curtindo ambientes caros e na companhia de pessoas milionárias. Muito curioso é saber como vive e sustenta a família? Não acredito que obtenha dinheiro do clube, até porque estamos falando de uma entidade sem fins lucrativos e cujo o estatuto não prevê remuneração. Então qual seria a fonte de sua renda?
De qualquer forma me incomoda saber que existam tantos cartolas – e não vou por esse ex-presidente do Corinthians no bolo – que usam dinheiro dos clubes da forma que bem entendem e não são responsáveis por isso no final de suas gestões. Deixam um baita rombo nos cofres para o sucessor fazer milagre. Até quando isso vai rolar? Quando alguém vai tomar uma atitude para controlar essa coisa?
A implantação da lei de responsabilidade fiscal no futebol (PROFUT) me parece pouco efetiva. Afinal de contas não vi nenhum dirigente até aqui pagar dívidas deixadas no clube com o próprio patrimônio. Pior ainda! O antecessor do Duílio teve as contas rejeitadas pelo conselho do Corinthians e ainda quis me desafiar para uma eleição. É brincadeira??? Pelo certo ele devia ser proibido de ser candidato. É tudo muito estranho. Os caras reclamam e NUNCA largam o osso. Adoram assumir os tais cargos não remunerados. Incrível!
Quem sabe se as leis que existem fossem cumpridas. Algumas dessas figurinhas carimbadas DESAPARECERIAM. Assim os torcedores, que já estão de saco cheio de verem seus clubes atolados em dívidas, teriam mais sossego para acreditar em um futuro melhor.
Adicionar comentário