Em Destaque

Aposentar no auge não é para qualquer um

Esses dias lembrei de quando parei de jogar bola profissionalmente. Estava na Venezuela atuando por um time chamado Deportivo Italchacao , que era patrocinado pela Parmalat. No treinamento fui chutar uma bola para o gol. Corri e fiz uma força danada para soltar uma bomba de canhota. Sabe o que aconteceu? Saiu um traquezinho e o goleiro só encaixou. Ali percebi que não dava mais pra mim. Entrei no vestiário, peguei minhas chuteiras e fui pra casa. No dia seguinte estava embarcando de volta para o Brasil. Fui dar satisfação para os caras só quando pousei em São Paulo. Aposentei aos 33 anos. Nunca me arrependi disso.

Hoje vejo o quanto é difícil para os caras que já tiveram o auge em grandes clubes darem sequência nessa reta final de carreira. A grande maioria sofre e a queda física faz com que ele procure clubes menores – em centros do futebol menores também – para continuar trabalhando com dignidade. Ainda mais porque a maioria da boleirada sustenta várias famílias (irmão, pais, tios, primos e a dele própria – todo mundo encosta).

Por isso tenho respeito e admiração por aqueles caras que conseguem caminhar e parar sempre no auge. Conseguem perceber o fim sem nenhum tipo de constrangimento e se preparam para pendurar as chuteiras com naturalidade. O Pelé talvez tenha sido um baita exemplo. Fez a carreira no Peixe e foi para os EUA promover o futebol por lá. Parou no auge total. Algo parecido, mas do outro lado do mundo, fez Zico no Japão. O ídolo máximo do Flamengo brilhou a carreira inteira e apesar dos problemas físicos resolveu parar ainda em alto nível. Mais recentemente o Zidane fez isso no Real Madrid. E se bobear ele ainda joga melhor que os caras que estão no time atual.

Só me dá tristeza ver gente se arrastando em campo porque não consegue largar o osso. Ou seja, não teve o entendimento que o futebol já largou dele. Se conhece alguém assim, comente abaixo o exemplo que mais se encaixa com o conteúdo desse post. Valeu garotinhos!

Craque Neto 10

Ver Comentários

  • Fred, Diego Souza, Léo Moura, Vitor goleiro,rever,Elias, Ricardo Oliveira.

  • Leo Moura, e outra coisa jogador não se preocupar com futuro só pensa em gasta grana, são poucos que pensa no futuro.

  • Craque Neto vc que eh um cara que admiro e o ídolo de boa Corinthianos , e tem umas matéria interessante , não sei se está acompanhando , mas se nao tiver assista hoje o jogo da seleção Brasileira e veja os nível dos zagueiros nosso, da medo quando a bola está no pés adversário vergonhoso zagueiraiada pé de rato e laterais...meio campo pra frente excelência..Não me impressiona hoje THIAGO Silva ainda está na seleção e outros 30 das posição pq os mais novos tá osso...

  • Neto mas vc sempre foi bolero e nāo atleta, nāo tinha a menor chance de jogar mais tempo

  • Neto o q vc acha de juntar Lucas Lima, Pato e Luan num mesmo time? Caberia quem mais nesse "super time"?

Compartilhar
Publicado por
Craque Neto 10

Posts Recentes

Como esses caras vivem?

Esses dias fiquem pensando em algo bem curioso, pra não dizer outra coisa. Para quem…

1 ano atrás

Amo muito tudo isso

Lembro de quando cheguei a primeira vez para trabalhar na Band. Isso aconteceu no final…

1 ano atrás

Cada um tem o português que merece

No início da passagem do Abel Ferreira pelo Palmeiras eu também fui critico com algumas…

1 ano atrás

Agora dá pra empolgar?

Não teve jeito! Por mais que achassem que a nossa Seleção Brasileira iria se abalar…

1 ano atrás

Dúvidas para a Copa?

Nunca fui tão confiante sobre o desempenho de uma Seleção Brasileira em um Mundial desde…

2 anos atrás

Qual o modelo de gestão mais adequado para o futebol no Brasil?

Vendo o sucesso de um time como o Palmeiras não dá para deixar de elogiar…

2 anos atrás